O trabalho psicopedagógico é voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem.
Veja algumas dificuldades para avaliação diagnóstica e tratamento psicopedagógico que a clínica oferece:
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, que afeta a comunicação, socialização e o comportamento.
As características mais comuns do autismo são: dificuldades de interação social; uso de comportamentos não-verbais; comportamento restrito e repetitivo; resistência a mudanças na sua rotina; preocupação insistente com partes de objetos, demonstrando assim dificuldade em focalizar o todo, entre outros.
É um distúrbio genético causado por um erro na divisão celular.
As crianças com síndrome de Down devem ser estimuladas desde o nascimento pois algumas dificuldades como: atraso na articulação da fala, dificuldades motoras e de aprendizagem torna-se bastante significativo, por essa razão o acompanhamento especializado é bastante recomendável.
Dentre essas dificuldades de aprendizado estão à dislexia que causa o impedimento da leitura, pois a inversão de sílabas, omissões e trocas de letras tornam o processo de alfabetização mais lento.
Outra dificuldade bastante evidente é a discalculia que causa dificuldades com cálculos e números, ocorrendo o impedimento da identificação das operações e quantificação e etc.
Essas dificuldades podem ser diagnosticadas já na pré-escola, pois alguns sintomas são bastante evidentes como: dificuldades na área da linguagem, dificuldades de memória, atenção, lentidão na aquisição das noções de espaço e tempo, entre outros.
É extremamente importante o acompanhamento de profissionais especializados para que ocorra o planejamento e as intervenções necessárias a fim de minimizar os efeitos que esses transtornos apresentam na vida das crianças.
Esse transtorno é caracterizado pela dificuldade em decodificar símbolos, escrever, ler, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas entre outros.
É uma dificuldade de aprendizagem que afeta a capacidade de compreender e manipular os números bem como dificuldades na execução das operações e cálculos numéricos.
O serviço de apoio escolar tem como objetivo: auxiliar e acompanhar de forma efetiva o cotidiano escolar, bem como a organização, autonomia, hábitos de estudos, caligrafia e intervenção nas dificuldades encontradas em sala de aula.
O Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade é um transtorno que aparece na infância, ele é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
É importante adaptar tarefas que favoreçam a concentração, organização e motivação.